Quem Somos

Fique por dentro sobre o Caidi.

Nossa História

Nos anos noventa ainda não havia em Itajubá nenhum atendimento na área de educação para pessoas principalmente adultas com deficiência visual, física ou auditiva. Então um grupo de profissionais da Superintendência de Ensino de Itajubá, da Secretaria de Assistência Social, algumas pessoas com deficiência pais e mães de filhos com deficiência, reuniram-se para estudar e procurar caminhos que pudessem levá-los a ter esperança de dias melhores para as Pessoas com Deficiência seja por terem nascidas com ela ou adquirido na adolescência ou idade adulta por decorrência de acidente ou doença.
Assim foi criada no dia 09 de setembro de mil novecentos e noventa e três a Comissão Provisória de Apoio, Integração e Emancipação dos Deficientes de Itajubá.
Sócios Fundadores:
01 - Adão Cândido Ferreira
02 - Albéris Rodrigues Fernandes
03 - Anísio Cândido Ferreira (Sempre Presente)
04 - Antônio Pereira Batista
05 - Dionísio Ribeiro
06 - Dolores Dias Alves
07 - Domício Batista Pinto
08 - Dulce Eneida de Resende
09 - Emilson Mendes de Almeida
10 - Estela Máris Cardoso
11 - Fátima Regina dos Reis Ribeiro
12 - José Maria Monteiro
13 - José de Sá Cavalcante (Sempre Presente)
14 - Luiz Gonzaga Costa
15 - Maria Cícera da Silva Moreira
16 - Maria José Teixeira (Sempre Presente)
17 - Maria Salete da Silva Batista
18 - Mirian Carla Cury
19 - Rubens Cândido de Oliveira (Sempre Presente)
1º Seminário para Apoio, Integração e Emancipação das Pessoas com Deficiência de Itajubá, realizado no dia 07 de novembro de 1993 no Auditório da Faculdade de Medicina de Itajubá, houve vários palestrantes da Secretária de Educação de Minas Gerais, da FADEMG – Federação das Associações dos Deficientes de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Esportes, de Belo Horizonte, de Juiz de Fora e outras cidades mineiras. O Seminário contou com a presença de pessoas com deficiência, familiares, profissionais da área de Saúde, Educação e Assistência Social.
A Comissão saiu fortalecida e animada deste Seminário e planejou a criação de uma Associação para defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Itajubá.
Encontro em Juiz de Fora/MG para a discutir sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Inicio
No dia 15 de janeiro de mil novecentos e noventa e quatro foi constata em ata a Primeira Reunião do Movimento das Pessoas Portadoras de Deficiência de Itajubá, na qual foi colocado em pauta o surgimento do Centro de Apoio e Integração dos Deficientes de Itajubá – CAIDI sugerido por Maria Salete da Silva Batista expondo sua experiência e a importância da luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência e seu espaço na sociedade.
Anízio Cândido Ferreira (In Memória) disse: “Todos nós temos qualidades, estas se somam, todos juntos somos uma força e além de tudo a necessidade do todo supera a necessidade de cada um...”.

Fundação
No dia 27 de fevereiro de mil novecentos e noventa e quatro ocorreu no Colégio Sagrado Coração de Jesus uma reunião na qual surgiu a fundação do Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá. Foi efetuada a leitura do estatuto, artigo por artigo, que foi aprovado com unanimidade pelos presentes houve então a eleição e posse da primeira diretoria do CAIDI formada por:
Presidente: Anísio Cândido Ferreira
Vice-Presidente: Maria Salete da Silva Batista
1º Secretário: Rubens Cândido de Oliveira
2º Secretário: Dolores Dias Alves
Diretor Financeiro I: Dionísio Ribeiro
Diretor Financeiro II: José de Sá Cavalcante
Diretor Social: Dulce Eneida de Resende
Diretor de Patrimônio: Fátima Regina Ribeiro
Diretor de Esporte, Cultura e Lazer: Adão Cândido Ferreira
Conselho Fiscal:
- José Maria Monteiro
- Albéris Rodrigues Fernandes
- Domício Batista Pinto
Suplentes:
- Emilson Mendes de Almeida
- Antonio Pereira Batista
- Maria José da Silva Teixeira

Movimentação
Logo após a Fundação do CAIDI os membros partiram para a luta eram realizadas reuniões quinzenais e até semanais, as viagens e a busca pela melhoria sempre foi constante, os objetivos se tornavam cada vez mais claros como as questões relacionadas à Educação, Saúde, Reservas de Vagas em Concurso Publico, Acessibilidade, Locomoção e Independência, Esporte e Lazer, Profissionalização e a Preparação para o Mercado de Trabalho.

Em 1994...
O Primeiro curso realizado pela entidade o Curso de Braille.
No dia 03 de julho de 1994 faleceu o 1º Secretário o Sr. Rubens Cândido de Oliveira e assume o seu posto a Sra. Dolores Dias Alves.
À aquisição de materiais de escritórios e equipamentos para atender as atividades que viram a ser realizadas pelo CAIDI.
A luta pelo direito de voto dos deficientes visuais através de cédulas acessíveis que ainda não eram encontradas em Itajubá.
Participação em um Seminário em Divinópolis/MG sobre os direitos das pessoas com deficiência.
No dia 05 de novembro de 1994 o CAIDI perde um grande membro seu 1º Presidente Anísio Cândido Ferreira que deixou completamente planejado o 2º seminário inclusive cartazes, convites e toda estrutura necessária para a realização do mesmo.
2º Seminário em Prol da Luta da Pessoa com Deficiência nos dias 25/26 e 27 de novembro de 1994, realizado no Instituto Padre Nicolau em parceria com a Prefeitura de Itajubá, a 15ª Superintendência de Ensino de Itajubá e a Escola Especial. Além das palestras de grande profundidade foi destaque também a exibição do time de Futsal de Cegos da ADEVIL de Betim/MG, no Poliesportivo Tigrão e dois times de adolescentes com deficiência intelectual que jogaram entre si e foram treinados por Adão Cândido Ferreira (Diretor de Esportes) com o apoio de um soldado do Corpo de Bombeiro.
No dia 3 de dezembro de 1994 assume a presidência a senhora Maria Salete da Silva Batista devido o falecimento de Anísio Cândido Ferreira (05/11/1994).

Em 1995...
A luta para conseguir transporte para os usuários que participariam das atividades oferecidas pelo CAIDI.
O Curso de datilografia oferecido aos usuários e seus familiares.
A solicitação à 15ª Superintendência de Ensino de Itajubá para apoiar as técnicas pedagógicas nas Escolas Estaduais e Municipais onde se atendem alunos com alguma deficiência, através de reuniões com a Superintende de Ensino e respectivas diretoras.
O Cadastramento das pessoas com deficiência que faziam parte do CAIDI.
Aquisição de Máquinas de datilografia Braille.
Convite para a participação ativa no CAIDI de pais cujo filho tenha alguma deficiência e pessoas adultas com deficiência.
Inicio do Curso de Artesanato desenvolvendo cestas de jornal.
Convênio com a COFAP atual MAHLE.
No dia 07 de novembro de 1995 segundo Lei Municipal o CAIDI é declarado Entidade de Utilidade Pública Municipal.
O CAIDI alugou um caixa postal nº 59 para receber suas correspondências.
Contribuiu com uma coluna no Jornal Sul de Minas com o título “Itajubá não vai parar”. Fazendo sua divulgação.
Participação no Encontro de Araguari no qual o CAIDI foi representado por seis pessoas à pauta deste encontro foi sobre a inclusão das pessoas com deficiência além da eleição da FADEMG – Federação das Associações dos Deficientes de Minas Gerais.
A participação na Audiência Pública Municipal para Orçamento Participativo, na qual o CAIDI entrou com a proposta da Criação de uma Coordenadoria Municipal de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá, embora o CAIDI tenha ficado em quarto lugar nesta Audiência foi cumprida apenas uma prioridade da qual surgiu o DAID – Departamento de Apoio e Integração do Deficiente.
Dia 22 de dezembro de 1995 realizou-se no bairro da Medicina a Primeira Confraternização de Natal do CAIDI o que se tornou frequente nos anos seguintes.

Em 1996...
Criação do Departamento Municipal de Apoio a Pessoa com Deficiência, vinculado á Secretaria Municipal de Assistência Social sendo que o nome para coordená-lo seria indicado pelo CAIDI, através de uma lista tríplice 12/06/1996.
Acordo com a Prefeitura Municipal para obter um funcionário que faria prestação de serviços ao CAIDI.
O CAIDI tem um representante na FADEMG como 2º tesoureiro o Sr. Adão Cândido Ferreira.
Lions Clube contribui com o CAIDI, através da Festa das Nações, para a aquisição de recursos para a compra de um veículo.
Primeiro contato com a Alcoa do Brasil, através da AFL de Itajubá, propondo contrato de trabalho para as pessoas com deficiência.
Abertura democrática no CAIDI, através de oportunidade oferecida a todos os candidatos a prefeito de Itajubá, afim de que eles exponham seus planos de ação e trabalhem em prol da causa das pessoas com deficiências.
Na III Conferencia Estadual de Saúde realizada em Belo Horizonte o CAIDI contou com um representante o Sr. Adão Cândido Ferreira sendo este o Delegado.
Participação do CAIDI através de um representante no Encontro de Coordenadorias e Entidades de Pessoas com Deficiência promovido pela CAADE/MG na Escola Sindical de 06 á 08 de dezembro.

Em 1997...
Através de reuniões com entidades, prefeitura, universidades, associações comunitárias, sindicatos e outros o CAIDI luta para obter sua sede própria.
A empresa de Correios e Telégrafos fecha o convenio com CAIDI através do qual contratará inicialmente uma pessoa com deficiência para trabalhar na sua Agência Local e Regional (Serviço Terceirizado).
Comemoração do 3º aniversário do CAIDI o qual foi comemorado com Concurso Literário; Redação com o tema: ”Buscando a Cidadania através da Cultura”; Campeonato de Dominós; Apresentação Teatral da APAE e Escola Especial e uma Manhã de Sobremesas com parceria do CESEC, 15ª Superintendência de Itajubá, E. E. Carneiro Junior, Vera Cruz Florarte e outros.
O trabalho de artesanato continua sua evolução contando com um projeto de implantação do Curso de Bijuterias entre outros.
Maria Salete da Silva Batista assume o cargo de Diretora do Departamento Municipal de Apoio e Integração dos Deficientes de Itajubá, e Adão Cândido Ferreira no dia 03/05/1997 na posição de vice assume a presidência e os demais suplentes ocupam seus cargos.
Primeira Participação do CAIDI no desfile de 07 de setembro.
Realização do Bingo Beneficente em parceria com os alunos do 3º ano do curso de Contabilidade da E. E. João XXIII no parque de Exposição Aureliano Chaves.
Trabalho realizado em parceria com o DAID – Departamento Municipal de Apoio e Integração dos Deficientes, solicitando agilização no transporte e atendimento prioritário médico, odontológico, nas policlínicas e exames para as pessoas com deficiência.
Implantação efetiva dos cursos de Bijuteria, Silk – Screem e Tapeçaria.

Em 1998...
Moção de Aplauso ao CAIDI enaltecendo o excelente trabalho que vem realizando junto á comunidade Itajubense, com muita dedicação e amor as pessoas com deficiência. Essa homenagem foi realizada pelo Legislativo Municipal de Pouso Alegre/MG tendo com autor o Sr. Paulo F. Faria e assinado por todos os demais vereadores.
Destaque esportivo pela apresentação em três modalidades: Basquete com cadeirantes; Futebol com cegos e Futebol com visão subnormal (baixa). Recebendo uma Homenagem Especial de Destaque Esportivo de 98 e uma Moção de Aplauso pelo evento.
1ª participação no Balance (festa junina) para angariar fundos através de uma barraca com produtos vendidos na festa.
Parceria do CAIDI no projeto integrar do DAID ministrando uma palestra para o 4º ano do curso de Graduação em enfermagem sobre “O atendimento aos deficientes físicos de Itajubá”.
Participação no Conselho da Criança e do Adolescente.
O CAIDI conquista sua Declaração Estadual.
Inicia a solicitação do convenio com a prefeitura para um veiculo de transporte exclusivo para os usuários.
3º Evento de confraternização de Esporte, Cultura e Lazer.

Em 1999...
Participação no Conselho da Saúde.
Baile Country em comemoração ao 5º ano do CAIDI gerando muita repercussão positiva no município e lucro o que nem era seu objetivo.
Compra do primeiro veículo do CAIDI uma Kombi.
1ª Subvenção que foi dividida entre o Curso de Bijuterias e o 2º Seminário realizado pelo CAIDI após sua fundação, este foi de caráter Regional com duração de três dias como tema: “A INDEPENDÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. CAIDI RUMO AO NOVO MILÊNIO”. Por este Encontro Regional foi encaminhado ao CAIDI uma Moção Congratulatória através do Sr. Laudelino Augusto dos Santos Azevedo (Vereador) e enviado pelo Sr. Rodrigo Imar Martinez Riêra (Presidente da Câmara), parabenizando pelo auto nível do tema abordado e mesas de debates o que teve enorme significado não só para as pessoas com deficiência mais também para toda a comunidade Itajubense e sua região.
Discussão sobre o espaço físico limitado com falta de banheiros para todos que frequentavam e participavam do CAIDI, além da falta de lugares adequados para o desenvolvimento de suas atividades.
Participação na I Conferencia Regional da Saúde.
Avaliação do desempenho da diretoria (98/99), muitos elogios aos projetos e as conquistas que tiraram o CAIDI do anonimato colocando-o como uma Entidade conhecida e respeitada no município e na região.

Em 2000...
O CAIDI consegue ajudar através de parcerias, com moveis e cestas básicas, as pessoas com deficiência e seus familiares que perderam tudo com a enchente.
Luta para a aquisição de uma barraca para a exposição dos artesanatos confeccionados pelos deficientes no CAIDI.
O CAIDI foi representado na reunião da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Luta para a aquisição de um terreno para a construção da sede permanente.
1ª participação do CAIDI na passeata da APAE na semana dos excepcionais com carreata e outras atividades
Reunião com o CAADE para a melhoria nos cursos e atendimento das pessoas com deficiência em Itajubá e da região.
VI Encontrão em Varginha com o tema: “O Estudo da criança e do Adolescente e a convivência familiar e comunitária”.
Moção Congratulatória concedida pelo Sr. Laudelino Augusto dos Santos Azevedo (Vereador) e enviado pelo Sr. Rodrigo Imar Martinez Riêra (Presidente da Câmara), parabenizando o CAIDI pela semana de atividades comemorativas ao Dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência, mostrando que vem cumprindo o seu papel com a cidadania das pessoas com deficiência.
Participação de um representante na IV Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Em 2001...
 Participação II Conferencia Microrregional com o tema “A criança, o adolescente e a Violência”.
 Curso de informática 2001.

Em 2002...
 Participação no II Seminário Pró-conselho Conselhos de Minas – Avanços e desafios realizado pelo Instituto Telemig Celular em BH.
 Implantação da Cozinha experimental

Em 2003...
 Participação no Fórum Regional de Assistência Social em BH.
 III Conferência Municipal em Itajubá com o tema “Pacto pela Paz”
 Participação no III Seminário Pró-conselho Conselhos de Minas – Protagonismo no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente realizado pelo Instituto Telemig Celular em BH.
 Seminário Regional – “Criança e o Adolescente no Sul de Minas” em Itajubá no período de 16 a 18 de julho.
 III Conferência Municipal em Itajubá com o tema “ Avaliação dos 10 anos da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social”
 V Conferencia Estadual de Saúde de Minas Gerais em BH.

Em 2004...
 Moção Congratulatória parabenizando o CAIDI pelos seus dez anos de existência e luta no município de Itajubá tornando-se uma das mais respeitadas entidades que praticam Assistência Social. Essa monção foi encaminhada pelo Sr. João Vítor da Costa – Presidente da Câmara Municipal e concedida pelos vereadores Cleber David e Geraldo José Canha.
 3ª Conferencia Nacional de Saúde Bucal realizado em Brasília.
 I Seminário Integrado de Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Social de Minas Gerais realizado pelo SEDESE BH.
 Encontro Regional de Pessoas com deficiência em Varginha.
 Seminário: Sistema Único da Assistência Social de – SUAS em BH.

Em 2005...
 “Participação no V Seminário das Pessoas com Deficiência em Itajubá tem a” O que é direito está na lei. Espaço e cidadania conquistamos com braços fortes.”
 Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência tema “Acessibilidade – Você também tem Compromisso”.
 1ª Conferencia micro regional de saúde do trabalhador em Itajubá de 23 a 25 de setembro.
 1ª Conferencia estadual direitos da PCD em BH.

Em 2006...
 I Conferencia nacional, dos direitos d PCD em Brasília promovido pelo CONADE de 12 a15 de maio de 2006.
 VI Seminário Pró conselho “ A cidadania das crianças e dos adolescentes e seu impacto na democracia em BH.
 1º congresso de psicologia do sul de minas “Caminhando pelo sul de minas 09 a 11 de março de 2006 em poços de caldas.
 Participação de deficientes do CAIDI nas Olimpíadas da APAE com direito a muitas medalha.
 Ano 2006 construção da sede própria:
Muitas pessoas com deficiência estão aguardando uma oportunidade de atendimento pelo CAIDI, através de grupos de convivência, oficinas e outras atividades afins.
A falta de espaço físico tem impossibilitado este atendimento, pois o CAIDI não tem sede própria. Ele funciona em um espaço emprestado, muito pequeno e não atende à demanda desta população específica, no município de Itajubá e a da região, que procura a Entidade.
Para que esta possa devolver os trabalhos com mais qualidade e eficiência, ampliar o seu atendimento e atingir os objetivos propostos em seu Estatuto, necessita com mais urgência, de recursos para continuar a construção do prédio onde está sendo instalada sua sede definitiva.
A Prefeitura Municipal de Itajubá, através da Lei 2.514/04 de 08 de junho de 2.004 doou ao CAIDI um terreno (1.335 m2) para a construção do prédio, espaço físico, destinado à implantação e desenvolvimento de um “Programa de Atendimento às Pessoas com Deficiência”. O projeto da Obra está sob a responsabilidade do Engenheiro Civil Sirlei de Souza – CREA: 42.791/DMG.
A construção da obra foi planejada em módulos, conforme planta anexa. O Módulo I e o Módulo II totalizam-se em 546,77 m2.
Iniciamos, em novembro de 2.004, a construção de apenas uma parte do módulo I, constituída de: WC masculino e feminino, cantina, cozinha, copa-artesanato, área de serviço e WC, sala de atendimento médico/psicológico, sala de espera, varanda, bazar e sala de aula, que corresponde a 251,86 m2 , isto é, a 46% do total da área do referido projeto a ser construído.
Nessa 1ª. fase, já foram concluídos: Fundação, paredes, laje de concreto, colocação de portas e janelas, tubulação da instalação elétrica e da hidráulica, reboco interno e externo, contra-piso, cerca do terreno com moirões de concreto e tela metálica.
Houve necessidade de se paralisar duas vezes a obra, uma em julho/2005 e outra em junho/ 06, devido à falta de recursos.Após a obtenção destes, foi dada continuidade à obra,sendo esta última vez em fevereiro/ 2.007, com a construção de um muro de alvenaria, na divisão do limite com o terreno vizinho e também com a colocação do telhado.Nesta 3ª fase, já iniciaremos o revestimento em azulejo nas dependências necessárias, colocação de pisos e louças, colocação de fiação elétrica e pintura em geral, e, provavelmente, conseguindo-se até o Habite-se. Pretendemos concluir a obra nesses 251,86 m2. até final de junho/07.Estamos tendo apoio da comunidade local e regional, especialmente através de um serviço próprio de Divulgação e Arrecadação de verbas (sócios mensais) e do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation, por intermédio da AFL do Brasil, unidade de Itajubá e Rotary Clube Itajubá –Oeste.

Em 2007...
 V Conferencia Municipal de assistência social realizada em Itajubá.
 II Seminário de Integração dos conselhos de desenvolvimento social em BH.

Em 2008...
 Participação no COMPED sedo eleito coordenador da comissão de acessibilidade do Conselho Estadual da PCD.
 ATIVIDADES:
 Reuniões do Presidente do CAIDI com a equipe técnica para elaboração das atividades de 2008, duas vezes por mês, desde o início do ano.
 Reunião com as empresas para discussão no mercado de trabalho.
 Apoio pedagógico: Atividades da Vida Diária, socialização, espaço de convivência, teatro e coral. Psicoterapia em grupo e atendimento individual, grupo temático e apoio psicológico para todos os tipos de pessoas com deficiência D i/DF/DV/DA e familiares.
 Atividades de lazer: encontros e tardes de lazer com realização de confraternizações de acordo com data: (Dia das Mães, Aniversário do CAIDI, Festa Junina, etc.).
 Reunião com o gerente da Valônia para discutir a melhoria do transporte e a conscientização dos motoristas em atendimento aos deficientes. Com previsão de uma outra reunião, em escala maior, prevista no segundo semestre, onde será envolvidos deficientes, motoristas e cobradores.
 Participação no Encontro de Conselhos Estaduais em Belo Horizonte, para discutir a questão da acessibilidade e políticas públicas.
 Participação nos Conselhos; criança e do adolescente: com 01 membros titulares e 01 suplente.
 Representação no Conselho da Saúde: com 01 membro titular.
 Participação no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência: com quatro membros: 02 Titulares e 02 Suplentes.
 Participação no Conselho Municipal de Assistência Social: com dois membros: 01 Titular e 01 Suplente.
 Participação no Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência: com um membro titular.
 Vacinação realizada no CAIDI, pela secretaria da saúde com um enfermeiro da policlínica do Mercado, contra gripe e tétano.
 CURSOS:
 Pintura em tecido.
 Informática básica para Deficientes Físicos e Deficientesintelectuais .
 Informática em Virtual Vision e DOSVOX para Deficientes Visuais.
 Aula de BRAILLE para Deficientes Visuais e datilografia em máquina BRAILLE.
 Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais.
 Aula de leitura e escrita BRAILLE para a comunidade.
 LIBRAS para pessoas com deficiência e para comunidade (linguagem de sinais).
 Apoio Familiar: Reuniões realizadas de quinze em quinze dias para as famílias, coordenado pela Assistente Social e psicólogos, com temas variados.
 Visitas domiciliares à pessoas com deficiência e familiares realizadas pela Assistente Social.
 PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS:
 Apresentação de Marcos Frota “Vitória pela Arte” na III Jornada Mineira pela Inclusão em Pouso Alegre na Faculdade de Medicina, com apresentação artística do teatro do CAIDI, com a peça “Saltimbancos”.
 Apresentação do teatro do CAIDI, com a peça “Saltimbancos”, no teatro Santa Cecília para familiares e comunidade.
 Participação na II Conferência da Pessoa com Deficiência, fazendo parte da comissão organizadora do evento e realizando uma apresentação de teatro, peça “Saltimbancos”.
 Inauguração da sede própria com a presença de pessoas com deficiência, e autoridades.
 ENCAMINHAMENTOS:
 Preenchimento de formulário do Passe Livre Interestadual encaminhado para Brasília.
 Para mercado de trabalho através da execução de currículos das pessoas com deficiência.
 Para a saúde, com marcação de consultas e exames, quando necessário.
 PROJETOS:
 À SEDESE: aquisição de recursos para a compra de um veículo, já aprovado.
 Encaminhamento - Ao Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente: Recursos para a contratação de profissionais e atividades de socialização, já aprovado e sendo executado.
 À Prefeitura Municipal de Itajubá: Recursos para manutenção do CAIDI e oficina protegida para o ano de 2009.
 À AFL do Brasil: para início da construção do 2º módulo da sede do CAIDI, já aprovado.
 CONVÊNIO:
 Celebração de Convênio com a UNIPAC para encaminhamento de estagiários à entidade.
 Convênio com a Mahle para obtenção de recursos e para a manutenção da entidade.

Em 2009...
 VI Conferencia Municipal de Assistência Social de Itajubá com o tema Controle e participação social no SUAS.
 VII Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e adolescente.
 IX Seminário de tecnologias de reabilitação e inclusão em SP.

Em 2010...
 Discussão sobre o processo de concessão do BPC junto ao INSS e a importância da rede de serviços sociais p a consolidação dos direitos do PCD na APAE em, Itajubá.
 1ª conferencia micro regional de saúde mental realizado pela prefeitura municipal de Itajubá
 Atividade de formação da “5ª semana dos direitos Humanos Iguais na Diferença”. Tema “ Diversidade e direitos humanos: Os significados da convenção sobre os direitos das PCD em BH
 Encontro regional para capacitação de conselheiros dos direitos da PCD Realizado pela prefeitura de Varginha.2010
 IV Encontro Nacional de conselhos de direitos da PCD Realizado em Brasília 2010.

Em 2011...
 VII Conferencia Municipal de AS de Itajubá com o tema Avançando na consolidação do Sistema Único de AS – SUAS.
 Encontro regional para capacitação de conselheiros dos direitos da PCD Realizado pela prefeitura de Varginha/ CODEF 2011.

Em 2012...
 III Conferencia Nacional dos direitos da PCD em Brasília de 03 a 06 de 12 de
 2012 III Conferencia Municipal dos direitos da PCD.
Dentre várias outras realizações adquiridas pelo CAIDI, barreiras quebradas e metas cumpridas.

Em 2013...
Eventos

Março
• Assembléia Ordinária Geral – Apreciação dos relatórios financeiros e de atividades do ano anterior.

Abril
• Capacitação: Insersão da Pessoa com Deficiencia no Mercado de Trabalho – Senai e Helibrás.

Junho
• Conferência Municipal de Assistência Social.

Julho
• Assembléia Extraordinária para venda de veículo;
• Confraternização (encerramento das atividades).

Agosto
• Participação das reuniões para organização da festa do pastel de milho de Itajubá.

Setembro
• Desfile 7 de setembro.

Outubro
• Assembléia Geral Ordinária para aprovação de orçamento e programa para 2014.

Novembro
• II Simpósio da Apae da Pessoa com Deficiência;
• Seminário de Inclusão Social – Unifei.

Dezembro
• Confraternização entre usuários, familiares e parceiros.
• Viagem a Belo Horizonte para Assinatura de Convênio para verbas estaduais – Sedese e Secretaria de Governo.

Serviços Ofertados a Usuários

 Apoio Psicológico
 Serviço Social
 Passe Livre

Serviços Ofertados a usuários e Comunidade

 Imprensa Braile

Projetos

 Projeto Delícias do Caidi – Arrecadação de recursos

Cursos e Oficinas realizados em 2013


• Curso de Informática
• Aulas de Dança
• Oficina de Artesanato
• AVD (Atividade da vida diária para deficiente visual)
• AVD (Atividade da vida diária para deficiente intelectual)
• Atividade Física Orientada
• Oficina Protegida Terapêutica de Montagem de Bengalas para deficiente visual

Acompanhe Nosso Facebook